top of page

Associada fundadora da ABRAPOA ganha o Prêmio Mulheres das Águas na categoria “Pesquisa”




A Dra. Maria José Ranzani de Paiva de São Paulo (SP), vencedora do Prêmio Mulheres das Águas do Ministério da Pesca e Aquicultura, MPA foi indicada pela Abrapoa na categoria “Pesquisa”.


Masé (como é carinhosamente chamada em família e no meio científico) é uma das associadas fundadoras da nossa Associação (1998), atuando como Presidente entre os anos de 1992 e 1994. Bióloga, Doutora em Ecologia e Recursos Naturais atua na área de Sanidade de Organismos Aquáticos com ênfase em hematologia. A pesquisadora ingressou no serviço público em 1972, no Instituto de Pesca, onde permaneceu até sua aposentadoria, em 2019, contribuindo para a produção de conhecimento e gestão da pesca por 47 anos.


Sua extensa carreira acadêmica a envolveu em pesquisas nas áreas de Biologia de peixes e anfíbios (reprodução, hematologia, microbiologia, parasitologia, sanidade e aquicultura), ministrando aulas em diversas instituições de ensino, como na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Maria José reforça a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento da área do conhecimento em ictiologia e aquicultura, participando na formação de profissionais atuantes nessas áreas.


O Prêmio Mulheres das Águas busca dar visibilidade, reconhecimento e fortalecer o protagonismo das mulheres no setor da Pesca e Aquicultura, Masé carrega em sua trajetória de vida a paixão pela área e o propósito educacional, conectado à pesquisa e inovação.

Em ligação com Maria José, para comunicá-la da premiação e convidá-la à cerimónia de homenagem - que será realizada em Brasília - DF - o Ministro André de Paula ressaltou a importância do trabalho da pesquisadora: “O seu exemplo e o trabalho que você tem feito ao longo de toda a sua vida, com mais de 200 artigos e livros publicados, inspiram outras mulheres a se dedicarem à nossa luta no setor!


Opmerkingen


Posts em destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts recentes
Busca por Tags
bottom of page